Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Trabalhando em equipe (ou como transformar problemas em soluções)

Ontem surgiu a primeira oportunidade de aplicar o que discutimos no fim de semana: um novo projeto. Realmente novo, porque não deveríamos usar nenhum padrão ou sistematização dos projetos anteriores.
Definido os primeiros passos em uma reunião ontem, hoje foi a vez da turma do Audiovisual se conectar com o pessoal da Transmídia.
Nosso colega Sidney, responsável pela criação do cenário virtual, já tinha bem definido o que queria e o que necessitávamos. O primeiro ponto que deveríamos padronizar foi a iluminação. Soubemos que havia um orçamento para aquisição de spot para acabar com as sombras existentes no atual set de gravação, as quais nos davam certo trabalho para remover ao editar o vídeo. Provamos algumas coisas e acabamos descobrindo que sem os spots laterais a iluminação ficou muito próxima ao que o Sidney tinha em mente. O Lucas foi a nossa cobaia, pois tem aproximadamente a estatura do professor que iria gravar. Provamos a Iluminação e voilà!! Ali estava a solução. Uma solução não só para o projeto que se iniciava, mas também para outros projetos existentes que careciam de mais espaço. Sim espaço! Sem os spots de iluminação, as laterais do set de gravação ficaram livres para serem utilizadas na gravação, no plano aberto, dos programas para a TV Interaja. Conclusão: conseguimos solucionar  sem gastar nada (se lembram do orçamento no inicio do parágrafo?) e ainda teremos 2 spots reservas.
Resolvido o primeiro problema, passamos ao processo de padronização das imagens. Configuramos as duas câmeras e testamos a qualidade de gravação. Os testes mostraram que Full HD com 60i (frames/entrelaçados) era melhor que Full HD com 30p (frames/progressivos). A diferença está nos movimentos, onde 30p evidencia traços dos frames, enquanto o 60i torna o movimento mais próximo ao natural. Todos os detalhes de cada uma das câmeras foram anotados, incluindo o planos aberto e médio, como também a distância da câmera ao professor/apresentador.
Agora poderemos ficar tranquilos em saber que depois de realizar uma matéria externa, voltando ao estúdio, as câmeras estarão exatamente nos mesmos lugares e corretamente configuradas para gravar a próxima aula.
Agora a tarde será realizada a primeira gravação desse novo projeto e mais uma vez a união e o diálogo fizeram a diferença!
Boa tarde a todos!

Um comentário: